Home » Após reparos remotos, sonda Voyager 1 volta a transmitir dados para a Terra

Após reparos remotos, sonda Voyager 1 volta a transmitir dados para a Terra

por Roberto Ribeiro

A Voyager 1 está fazendo hora extra. A sonda foi lançada pela Nasa em 1977 para estudar Júpiter, Saturno e suas luas – o que deveria durar apenas cinco anos. Depois que o primeiro objetivo foi concluído com sucesso, a missão da Voyager foi estendida. Quase 50 anos depois, a sonda continua em operação, mandando dados de além do sistema solar para a Terra.

Essa comunicação teve um pequeno soluço recentemente. Em novembro de 2023, a Voyager 1 parou de mandar informações legíveis para a Nasa. Ela ainda estava recebendo comandos e operando normalmente, mas algo no momento de enviar os dados de volta estava dando errado. Os cientistas na Terra recebiam uma transmissão incompreensível.

Depois de gambiarras à distância, o time de pesquisadores da Nasa conseguiu consertar a sonda, fazendo ela se comunicar novamente.

Os três computadores presentes na Voyager 1 coletam as informações dos instrumentos científicos e dados de engenharia sobre o estado da sonda. A equipe descobriu o problema em um dos computadores: um chip responsável por armazenar uma parte da memória desse sistema, incluindo parte do código de software do computador, não estava funcionando. 

Sem esse chip, os dados que a sonda retornava eram completamente inúteis. Só que é impossível para os cientistas fazerem a troca manual da peça por uma nova – já que, em 2012, a Voyager 1 deixou o Sistema Solar.

Então, a equipe pensou em uma solução criativa: eles passaram o código que estava no chip defeituoso para outro lugar da memória do computador. Como o código completo é muito grande para caber em qualquer outro chip, ele foi quebrado em porções menores armazenado em partes diferentes do sistema.

Continua após a publicidade

Com as devidas atualizações no código, ele funcionaria como inteiro, mesmo que estivesse quebrado. O update foi enviado pelos cientistas no dia 18 de abril. Por causa da tremenda distância da sonda para a Terra, demora 22 horas e 30 minutos para um sinal chegar através do espaço até a Voyager 1, e mais 22 horas e 30 minutos para que ele seja recebido de volta.

Dois dias se passaram e a Nasa recebeu uma resposta: pela primeira vez depois de 5 meses, eles puderam checar dados de engenharia e estado da sonda. A gambiarra EAD tinha funcionado.

Nas próximas semanas, a equipe de cientistas vai ajustar outras partes afetadas do software para que a sonda também volte a retornar dados científicos.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Artigos relacionados