Home » O Que Significa Quando Se Diz “100% do CDI”?

O Que Significa Quando Se Diz “100% do CDI”?

por Roberto Ribeiro
o que é cdi

O Que Significa Quando Se Diz “100% do CDI”?

Você já ouviu alguém falar que está investindo 100% do CDI? Mas afinal, o que isso significa? O é uma taxa de juros referenciada que serve como parâmetro dos contratos e aplicações financeiras. Saiba mais sobre as vantagens desse conceito na sua busca por um investimento seguro.

O que é o CDI?

Sigla para Certificado de Depósito Interbancário, que tem um forte impacto nas taxas de juros praticadas no Brasil. Trata-se de uma referência que tem por objetivo unificar as operações entre todos os bancos e financeiras. Investir 100% do CDI significa que o retorno, ou seja, ganho ou perda sobre o valor investido atingirá a mesma taxa de juros.

Exemplo: Esta postagem foi realizada em 2023, hoje o CDI é 13,65% ao ano.

Outro grande benefício da aplicação 100% do CDI é a segurança que ela oferece: além de estar garantida pela FGC (Fundo Garantidor de Crédito), os investimentos realizados através desta modalidade também contam com o “sell stop”, um dispositivo automático que exige que títulos sejam vendidos assim que cruzam determinado nível de preço. Além disso, por se tratar de um instrumento negociado em bolsa, os riscos envolvidos no investimento são praticamente inexistentes: significando uma taxa de retorno real e consistente a longo prazo.

Como calcula-se o rendimento do CDI?

O rendimento do CDI é calculado usando a Taxa Interbancária de Equilíbrio (TIE) como referência. A TIE é a taxa média das operações interbancárias diárias fechadas pela modalidade à vista. Ela pode ser obtida pelo Banco Central do Brasil e serve de base para que se faça o cálculo da variação financeira.

Outra sugestões:

Quais são os melhores investimentos com CDI?

Os melhores investimentos csão aqueles que possuem riscos baixos e oferecem um bom retorno. Alguns dos principais investimentos disponíveis com CDI são Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e os Fundos de Investimento que utilizam como referência a Taxa Interbancária de Equilíbrio (TIE). Estes últimos são uma boa opção para quem está começando a investir, pois não exigem muito dinheiro inicialmente.

Minhas recomendações para investir:

C6bank

Nubank

Artigos relacionados

Deixe um comentário